quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bora pedalar?


 "Quando eu era criança pequena lá em Barbacena..." brincadeirinha!!! Mas quando eu era criança não tive bicicleta porém, isso não era problema para eu aprender a dar minhas peladas porque eu tinha o Breno. O Breno era um amiguinho, que muito espertamente, alugava sua bicileta por um real a hora para comprar uma nova. E foi assim, alugando a super bike do Breno (sem rodinhas ein), que depois de inúmeros tombos e quedas eu aprendi a andar de bicicleta. Poucos anos se passaram desde então, e não é que copiaram a idéia do Breno!!!

Na minha caminhada por uma vida mais saudável e buscando envolver a família nesse desafio, descobri que meu maridão, ex-sedentário como eu, também é chegado numa magrela. Foi então que comecei a pesquisar grupos de passeios ciclíticos e encontrei um bem legal em que você pode alugar a bicicleta, se não tiver uma. Olha a idéia do Breno ai!.

Ontem foi o nosso primeiro passeio, creio eu, de muitos que virão. Pense numa coisinha que você não esquece mesmo: andar de bicicleta. No início fiquei um pouco insegura, tentando me equilibrar, mas depois relaxei, dominei a bichinha e lá fomos nós. Um percurso de 20 km, subidas e descidas, eu sem saber mudar a marcha e o melhor... a ambulância de apoio bem atrás de mim. E sabem o que mais? Oitenta pessoas, de diversas idades e pesos, nenhum atleta (além dos batedores) suando e se divertindo no pedal. Pessoas asssim, iguais a mim e a você.

A minha conclusão com mais essa experiência é que sempre existe algo que pode nos dar mais prazer do que comer ou ficar no sendentarismo (aliás, a função do alimento não é de nos dar prazer mas de ser combustível para o nosso corpo) e que podemos ir mais longe do que pensamos ser capazes, basta querer e ter fé.

Eu poderia me estender mais sobre essa aventura mas desafio você a descobrir com seus próprios olhos e suas próprias pernas. É bem mais emocionante e divertido!




quinta-feira, 3 de maio de 2012

O que não mata, engorda. Será?

Há um mês, firme e forte no jump, três vezes por semana e sabem quanto peso eu perdi? Nenhuma grama, nenhuma graminha se quer. Atividade física diária aumenta o metabolismo, o que é muito bom. Acontece que junto com ele, aumenta também a fome e é aí que mora o perigo. A matemática é bem simples, comi mais do que gastei de energia e no fim, nadei, nadei e morri na praia.

Pois bem! Como eu sou cobaia de mim mesma e não sou de ficar chorando o leite derramado, tratei de correr atrás do prejuízo e eis minhas estratégias, devidamente indicadas e orientadas pelo meu professor:

1) Atividade física tem que ser todos os dias, no mínimo 1 hora diária;

2) Meu treino para perder peso (precisamente 5 kg) intercala exercícios de musculação e ergometria. Para cada dois aparelhos de musculação, três minutos de ergometria na bicicleta, elíptico ou esteira. No final fico com a língua de fora, mas eu "gostio";

3) Não é porque estou  me exercitando, que posso sair comendo tudo o que vejo pela frente. Tenho que "trincar os dentes" e ser forte. O início é sempre difícil, mas com o tempo meu corpo e eu irão se adaptar (eu creio) e será tão natural como beber água. Por isso, preciso me controlar;

4) Ser mais criteriosa com os alimentos, dando preferência aos com baixo índice glicêmico como: aveia, hortaliças, derivados de soja, legumes, frutas cítricas...;

5) Alimentar-se de três em três horas. Para quem trabalha fora com eu a dica é preparar uma "lancheira" com frutas, barrinha de cereal, alimentos leves e saudáveis e ficar prevenida nos intervalos;

6) NÃO BELISCAR. Não vale roubar no jogo.

Isso tudo não é nenhuma descoberta da pólvora, nem tão pouco novidade para ninguém. Mas por que será que é tão difícil se disciplinar?

Esse é o meu desafio e o meu compromisso com meu corpo, que é templo do espírito.

P.S: Se você for convidado para churrascos todos os fins de semana, leve a salada.